Saturday, November 17, 2007

MMN


Procuro ser feliz, sou eu. Tento respeitar as pessoas, principalmente os que não têm nada de “respeitável” aos olhos da multidão... também me é reconhecido algum mérito na loucura com que encaro certos momentos da vida... pois... há quem diga que é uma doença qualquer que me leva a ser um desequilibrado para a originalidade, outros simplesmente sorriem sem saber o que pensar nem que dizer... sinceramente, há dias em que eu próprio me apelido de “um bocado parvalhão”! hoje deu-me para publicar aqui a minha ideia de MMN...

Sempre considerei o natal um tempo especial. Ao considerá-lo como um tempo claro que estou a integrar os largos dias que o antecedem. Tenho ideia que é tempo de milagre. Podia chamar-lhe magia de natal, mas parece-me bem mais adequada a designação de milagre(s).

Ora, também não é de hoje que me julgo como alguém de quem Deus espera umas coisas, nomeadamente que ajude os outros homens e mulheres que estão no mundo comigo. É curioso que por vezes sinta que Deus me anda a “chatear” para fazer determinada coisa...

Hoje, estava eu na Igreja – por ter ido levar a minha filha para a catequese, quando dou por mim a desatinar com o já citado Sr. do Andar de Cima (gosto de pensar em Deus assim!!!) sobre a eventualidade de publicar aqui no blog a razão deste texto.

Bem, e sem mais entretantos, no mês de Dezembro sinto que devo fazer uns quantos gestos que – se bem feitos – serão considerados pelos visados como milagres, uma vez que importa não deixar rasto... o que até torna a coisa bem mais engraçada!

Até ao natal tratarei de fazer, pelo menos um, destes milagres.

E o meu desafio é que os leitores do meu blog o façam também...

Algumas pequenas regras:
  1. Deverá ser algo significativo para a pessoa que o recebe.
  2. Devo procurar apurar o sentido de necessidade, i.e. não contam os actos de instinto / momentâneos, é preciso que seja algo minimamente pensado e preparado.
  3. Tentar por todos os meios que haja o mínimo de possibilidades de o acto remeter para a minha identidade, i.e. não devo deixar rasto pelo qual a pessoa possa saber que fui eu...
  4. Não contar a ninguém o que realmente fiz.

Se pensarem bem não é assim tão difícil, nem tão fácil, quanto parece. Nunca fiz nenhum destes MMN (Meus Milagres de Natal) à espera de uma retribuição qualquer, sinceramente nunca cobrei nada a ninguém, nem tão-pouco ao Sr. do Andar de Cima... isto ainda é mais estranho porque sou uma pessoa algo egoísta, e quem me conhece sabe que não sou nada santo, muito menos desprendido de tudo.

Os MMN sempre me deram no momento a sensação de dever cumprido e a felicidade por ter concretizado algo que me diz profundamente respeito. Isto é de tal forma que me chego a questionar se não terei uma qualquer sentido pagão/ateu de encarar este gestos!! Os MMN são de mim para mim.

Claro que para ser algo bem feito deve envolver um certo custo, mormente o da pessoa que o protagoniza sacrificar um pouco o seu umbiguismo inato! Mais, há também que ultrapassar um factor que sinceramente no qual tropeço várias vezes: o acto é isolado, logo, que diferença fará? A esta questão tento sempre dizer que a mais significativa distância a percorrer é o 1º passo, o que nos tira da imobilidade. Mas além deste argumento há um sem número deles que nos tentam desviar do nosso projecto MMN.

Talvez este texto seja apenas motivado pelo meu umbiguismo... com certeza que se ninguém de vós aceitar este meu desafio de fazerem um MMN terá sido em vão... pior, terá sido supremamente umgiguista, na medida em que ficarei bem visto por... sei lá... por isso mesmo.

Era bem engraçado saber que a minha vontade e “experiência” neste campo dos MMN fosse seguida por alguém... mas... estou absolutamente certo que certamente alguém vai acreditar na minha palavra: Vale a pena! Daí até fazer qualquer coisa, pois, isso vai ser uma luta “dos diabos”!!!

Uma certeza: quem o fizer ficará super-feliz consigo mesmo.

Um pedido: que o Sr. do Andar de Cima ajude que resolver entrar na onda do MMN.

Então...

Que acham?

(para esclarecimento de qualquer dúvida, deixe mensagem após o sinal!!)


3 comments:

Paulo said...

Falta-me o Quando, o Como e o Quem, para realizar um MMN...
O Porquê já percebi. Mas agora que penso nisto, sinto que não sou (ou não quero ser) capaz. Infelizmente!
:(

meldevespas said...

Eu gostava de conseguir seguir essa tua ideia, a sério que sim, os MMN e até os MMTA (todo o ano) e sei que o Sr. do Andar de Cima está sempre à espera que eu dê esse passo...esse e outros. O facto é que seja por umbiguismo, como dizes e muito bem, seja por uma falta de pré-disposição, vamos adiando, sempre em nome de uma qqr falta de tempo ou outra desculpa do género.
Não me vou comprometer...mas vou pensar a sério nisto.

Alura said...
This comment has been removed by a blog administrator.