Thursday, May 20, 2010

Em nome de um grande amigo



Tenho já muitos anos. Não te iludas: não estou ainda bastante fraco para ceder às imaginações do medo, quase tão absurdas como as da esperança e seguramente muito mais penosas.

Se fosse preciso enganar-me a mim mesmo, preferia que fosse no sentido da confiança; não perderia mais com isso e sofreria menos.

Este fim tão próximo não é necessariamente imediato; ainda aceito cada noite com a esperança de chegar à manhã seguinte.

Adentro dos limites intransponíveis de que te falei há pouco, posso defender a minha posição passo a passo e recuperar mesmo alguns milímetros do terreno perdido.

Não deixo por isso de ter chegado à idade em que a vida se torna, para cada homem, uma derrota aceite. Dizer que os meus dias estão contados não significa nada; sempre assim foi; é assim para todos nós.

Mas a incerteza do lugar, do tempo e do modo, que nos impede de distinguir bem o fim para o qual avançamos sem cessar, diminui para mim à medida que a minha doença mortal progride.

Qualquer pessoa pode morrer de um momento para o outro, mas o doente sabe que passados dez anos já não será vivo.

Penso que enquanto se está vivo há um propósito, o meu, agora, julgo ser o de mostrar a todos que se pode ser alguém mesmo depois da doença chegar para não mais partir... o de vos mostrar que os velhos e os doentes não são trapos. E quando chegar a vossa vez, não vos deixes substituir... Sede o que são até ao fim. Não há dignidade no acto de desistir.

No fundo do meu e do teu coração reside um pedaço de Deus que nos garante que ainda nos encontraremos numa outra vida: aquela que vale a pena, a que vale tudo - é Eterna... e lá nos encontraremos.


Padre João: Força bom mestre!

No comments: