Saturday, February 23, 2008

cnlp - Campeonato da Língua Portuguesa - 2008 - 3º Teste



Caros amigos,

No 1º teste do CNLP contei com a ajuda/participação de uma comunidade de investigação
gigante mas egoísta... de tal forma que fecharam a coisa e não me deixaram convite... paciência! No 2º aqui publiquei aqui as minhas respostas e tive ajuda... correu outra vez bem...

deixarei as minhas respostas como COMENTÁRIO,
mas conto - mais uma vez - que me ajudem!!

Quantos erros existem no seguinte texto?


Caros amigos: tendo em conta o papel do turismo na nossa economia e a estrema importancia que as novas tecnologias adquiriram no cotidiano, é com muita alegria que vos comunico uma novidade certamente revolucionaria. Trata-se de um novo tipo de restaurante – o restaurante virtual! A partir de agora, quem decidir recorrer aos nossos serviços poderá, mediante o pagamento de uma pequena tacha, fazer as suas principais refeições através da Internet, utilizando para isso um programa informático grassas ao qual os pratos chegarão directamente à pantalha de cada computador, sempre quentinhos e saborosos. Além disso, posso assegurar-vos de que todas as nossas especialidades terão zero calorias e estarão de acordo com as ultimas normas em vigor na União Europeia. Com esta iniciativa damos um paço decisivo na inovação tecnológica, aproveitando para combater simultâneamente o flagêlo da fome, que deixará de apoquentar as nossas famílias.
A. 8
B. 9
C. 10
D. 11
E. 12

1. Qual é o feminino de «perdigão»?
A. perdigona
B. perdigã
C. perdiz
D. perdiza

2. Qual é a forma incorrecta do plural de «alazão»?
A. alazãos
B. alazões
C. alazães

3. Qual é a expressão correcta?
A. as blusas amarelas-canário
B. as camisas verdes-escuras
C. os cavalos puro-sangue
D. os vestidos rosas-claro

4. Um «esperadouro» é:
A. um lugar onde se espera
B. um espigão usado na enxertia de certas plantas
C. um pequeno cais fluvial
D. um aparelho para espremer fruta

5. As palavras esdrúxulas ou proparoxítonas…
A. têm sempre um acento agudo ou grave na antepenúltima sílaba
B. têm sempre um acento grave ou circunflexo na antepenúltima sílaba
C. têm sempre um acento na antepenúltima sílaba
D. podem não ter acento

6. «Fazer tábua rasa» significa:
A. Aplainar bem a tábua.
B. Pôr tábuas junto ao solo.
C. Pregar ardilosamente uma rasteira a alguém.
D. Esquecer tudo para começar de novo.

7. Qual é a classe de «quantos» na frase «Ele perguntou quantos filhos ela tinha.»?
A. advérbio de quantidade
B. determinante interrogativo
C. determinante relativo

8. Qual das consoantes seguintes é sonora?
A. F
B. T
C. V

9. Apenas uma das seguintes formas verbais está incorrectamente grafada. Qual é?
A. Eu abotoo
B. Eu autuo
C. Eu acentuo
D. Eu amaldiçouo
E. Eu insinuo
F. Eu magoo

10. Qual é a frase correcta?
A. As paredes estão todas encaliçadas.
B. Fui no teu encalso mas não consegui apanhar-te.
C. É preciso desencachar a porta avariada.
D. Está tudo encafoado na dispensa.
E. As circunstâncias encadeam-se na perfeição.

11. Na frase «As aves fazem os ninhos sobre as árvores de grande porte.», «aves», quanto ao sentido e forma, tem a classificação de:
A. hiperónimo
B. heterónimo
C. homónimo
D. sinónimo

12. A frase «Eu tive de tomar esta atitude.» tem a seguinte tonalidade especial de categoria e de aspecto:
A. disposição ou determinação
B. necessidade ou obrigatoriedade
C. intenção
D. futuro imediato

13. Os vocábulos formados pela agregação simultânea de um prefixo e de um sufixo a determinado radical chamam-se
A. parassintácticos
B. parassintéticos
C. paratácticos
D. parassimpáticos

14. Uma «baitaca» é
A. um instrumento musical africano
B. uma bata comprida
C. um bairro de casas de madeira
D. uma espécie de papagaio palrador

15. Qual destas frases está incorrecta?
A. Se não houvesse computadores, o mundo entraria em crise.
B. Haviam de ter visto a cara dele!
C. Para que haja bons resultados, é necessário muito trabalho.
D. Se ele não tivesse gritado, teriam havido mais feridos no acidente.

16. Que significa «trintanário»?
A. um participante no concílio de Trento
B. aquele que exerce funções de lacaio
C. indivíduo na casa dos trinta anos

17. «Bastida», palavra que significa trincheira ou máquina de guerra, é de origem…
A. catalã
B. latina
C. francesa
D. germânica

18. «Catabaptista» é:
A. o que procura baptizar-se
B. o que é relativo ao catabolismo
C. o que segue a religião baptista
D. o que nega a necessidade do baptismo

19. Qual é a frase correcta?
A. Os rufiãos reuniram-se anteontem.
B. São formações geológicas datadas através de fóssis.
C. Eram simples batelzitos a flutuar no rio.
D. São aldeãs vestidas tipicamente.

20. Neste conjunto de hipóteses, qual é o substantivo que não pertence à mesma área semântica?
A. letradura
B. letrista
C. letradice
D. letreira
E. letrear


Quantos erros existem no seguinte texto?

Ele era um homem de muito bom censo. Para mais, era o campião das ceifas na aldeia. Não se fêz rugado: mediu o campo e pôs-se a cegar o trigo sem demora, sózinho. A cubiça dos outros não o incomodava; que falassem e dissessem mal! Tinha mais de cincoenta anos e já ninguém lhe dava concelhos, com quanto jamais os tivesse desdenhado. Concerteza daria concerto à sua vida, a pesar de ser viúvo e de ser assás complicada a tarefa. Mas a colheita era boa e tinha sido informado de que o preço do alqueire aumentaria de cinco euros.
A. 15
B. 16
C. 17
D. 18
E. 19

21. Recordando o escritor cabo-verdiano Gabriel Mariano, diga que figura de estilo é visível nestes versos: «Bandeira erguida no vento / em mãos famintas erguida / guiando os passos guiando / nos olhos livres voando / voando livre e luzindo / luzindo a negra bandeira»
A. epífora
B. anáfora
C. epanadiplose
D. hipérbole

22. Na segunda parte do enunciado «Alguém mais previdente mandou o almoço, e que lhe fizesse bom proveito.», estamos perante um discurso:
A. directo
B. indirecto
C. indirecto livre
D. interrogativo directo
E. interrogativo indirecto

23. Diga qual é a frase incorrecta:
A. A casa estava situada num monte alentejano, onde, no Verão, recebia muitos visitantes.
B. Há automóveis na rua, cujos proprietários estão ausentes.
C. O negócio em que o António se meteu deu-lhe prejuízo.
D. O caminho que segui foi o mais directo.

24. Os «bérberis» são:
A. um povo do Magrebe
B. uma tribo de beduínos da Arábia Saudita
C. furúnculos dolorosos e purulentos
D. uma espécie de arbustos espinhosos

25. O verso eneassílabo anapéstico tem nove sílabas e apresenta acentuação
A. na 2ª, na 5ª e na 9ª sílabas
B. na 3ª, na 6ª e na 9ª sílabas
C. na 4ª, na 6ª, e na 9ª sílabas
D. na 4ª, na 7ª e na 9ª sílabas

26. Qual das seguintes frases deverá ser evitada por conter uma desagradável cacofonia?
A. A Isabel sempre gostou de nos levar a bons restaurantes.
B. O Aníbal devorou o bife assim que o viu na mesa.
C. A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã.
D. O Francisco franziu o sobrolho, quando o criado trouxe a conta.

27
27. «Guardanapo que não ata, não desata.», quer dizer…
A. Quem não oferece não recebe.
B. Não dar ponto sem nó.
C. Estar num impasse.

28. Qual dos seguintes provérbios não existe?
A. Maio frio e Junho quente, bom pão e vinho valente.
B. Maio frio e ventoso, faz o ano formoso.
C. Maio frio e Inverno chuvoso, Verão caprichoso.
D. Maio frio e molhado é bom para a vinha e para o prado.

29. «Alarme» é uma palavra de origem…
A. italiana
B. neerlandesa
C. inglesa
D. checa

30. Qual é a forma do infinitivo presente da 2ª pessoa do plural do verbo conjugado reflexamente «lavar-se»?
A. lavar-vos-eis
B. lavardes-vos
C. lavareis-vos
D. lavar-vos-íeis


918 comments:

1 – 200 of 918   Newer›   Newest»
Anonymous said...

Olá, boa-noite

Sou um dos loucos do CLP, com três presenças nas finais anteriores e com discordãncias em relação`a algumas das respostas propostas pela comissão.

Quanto a este teste, encontro 12 e 15 erros e tenho dúvidas em algumas das outras perguntas.

Nos dois primeiros correu tudo bem, embora não concorde com a opção dos 9 erros no primeiro texto: quem assinalou o errou deveria ter perdido um ponto, poi Serra está correctamente escrita.

Nos anos anteriores havia um blog onde se formou um grupo que comentou os testes e chegou sempre à final; este ano esse blog estáechado, pelo que comunicamos em mensagens. De qualquer modo, vou aparecer por aqui com as minhas respostas, esperando comentários.

Zé Pedro

Anonymous said...

As minhas hipóteses:

1. C. perdiz
2. A. alazãos
3. C. os cavalos puro-sangue
4. A. um lugar onde se espera
5. C. têm sempre um acento na antepenúltima sílaba
6. D. Esquecer tudo para começar de novo.
7. A. advérbio de quantidade
8. C. V
9. D. Eu amaldiçouo
10. A. As paredes estão todas encaliçadas.
11. A. hiperónimo
12. B. necessidade ou obrigatoriedade
13. B. parassintéticos
14. D. uma espécie de papagaio palrador
15. D. Se ele não tivesse gritado, teriam havido mais feridos no acidente.
16. B. aquele que exerce funções de lacaio
17. C. francesa
18. D. o que nega a necessidade do baptismo
19. D. São aldeãs vestidas tipicamente.
20. D. letreira
21. C. epanadiplose (?)
22. C. indirecto livre
23. A. A casa estava situada num monte alentejano, onde, no Verão, recebia muitos visitantes.
24. D. uma espécie de arbustos espinhosos
25. B. na 3ª, na 6ª e na 9ª sílabas
26. C. A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã.
27. A. Quem não oferece não recebe. (???)
B. Não dar ponto sem nó.
C. Estar num impasse. (???)
28. Qual dos seguintes provérbios não existe?
C. Maio frio e Inverno chuvoso, Verão caprichoso.(???)
D. Maio frio e molhado é bom para a vinha e para o prado. (???)
29. A. italiana
30. B. lavardes-vos

Por hoje fico por aqui.

Espero que mais alguém seja capaz de esclarecer as dúvidas que persistem.

Zé Pedro

J. Costa said...

Zé Pedro concordo com as suas respostas até à pergunta 20, uma vez que tenho menos de 18 anos e é aí que o meu teste acaba. Seria possível indicar os erros que encontrou no 1º texto? Só encontro 10.

Obrigado,

JoãoCosta

Anonymous said...

Eis a minha hipótese de erros:

afinal serão só 11, porque o Grande Dicionário tem Internet com maiúscula

estrema importancia cotidiano revolucionaria tacha grassas de que ultimas paço simultâneamente flagêlo

Quanto ao "de Que", o vervo assegura não é regido pela preposição "de".

>guardam-se mais comentários

Zé Pedro

J. Costa said...

Realmente não tinha pensado no erro "de que". Zé, o que acha da pergunta 7? Tenho dúvida entre A e B.

Obrigado,

JoãoCosta

J. Costa said...

Zé, segundo o site das Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a forma "assegurar-se de que" está correcta.

Anonymous said...

João:

É preciso contextualizar.

"Eu asseguro-me de que todas as nossas especialidades..." "Eu asseguro-vos que todas as ..."

No primeiro caso temos forma reflexa, o que não acontece no texto, em que o "vos" é complemento indirecto.

Quanto à 7, ainda não fiz a confirmação gramatical. aquelas foram as minhas propostas às 2 da manhã...

Esperemos que vemham mais à discussão para chegarmos à final. Por mim, tenho uma equipa forte a trabalhar para voltarmos, pela 4.ª vez, à final, apesar das maldades das Comissões.

Por exemplo, na 23, não considero que haja frase errada. Pode existir um sujeito subentendido.

Zé Pedro

rodrigues.11 said...

Boa tarde.. gostaria de deixar algumas das minhas respostas :)


1- 10 erros
1-C
2-C
3-C
4-A
5-C
6-D
7-A
8-C
16-B

Mais respostas..
http://cnlp2008.blogspot.com/

Na pergunta 2 porque tem a resposta A?

ana.margarida said...

Olá Zé Pedro!

Tinha apontado 10 erros para o primeiro texto, pois à priori, não considerei o "assegurar-vos de que" erro. De facto, é correcto (e o usual) dizermos "asseguro-te que", mas não será mais um dos nossos preciosimos?

Quanto ao segundo texto encontrei 13 certos, os restantes tenho dúvidas em coisas como o "para mais" e o "aumentaria de 5€", por exemplo! Mas, deve ser os 15erros.

Nas restantes, tive algumas dúvidas na 7, mas depois de alguma reflexão também me inclino para advérbio de quantidade. A 15 também mereceu uma anteção especial da minha parte mas concordo consigo quanto à opção D.

Na 21 tenho assinalado epanadiplose, por exlcusão de partes e devido a uma breve e simples pesquisa. Mas é algo a confirmar.

A 22 levanta-me muitas dúvidas, para já coloco C - indirecto livre.

A 23 é a A, e a 25 a B.
Na 26 estou indecisa entre a C) ( a do garfo para espetar a tarte), e a B), ( assim que o viu). Este "que o --> q'o" parece-me ir de encontro à definição de cacofonia desagradável.
Na 28, provérbios não é comigo, e fazendo uma pesquisa suponho que seja o C ou o D, mas inclino-me mais para o C (visto que o D se relaciona com agricultura, e ... não sei).
A 30 é a B.

Unknown said...

Zé Pedro, acho que tem toda a razão quanto ao erro "de que". Obrigado pelo esclarecimento.

Ricardo Reis said...

No Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa aparece: "Asseguro-te que/de que é verdade".

A dúvida persiste...

ana.margarida said...

Aqui estão elas! Quero ver se o teste não me ocupa mais do que o dia de hoje.


1ºtexto - 10 / 11 erros

1- C
2- A
3- C
4- A
5- C
6- D
7- A (?)
8- C
9- D
10- C
11- A
12- B
13- B
14- D
15- D
16- B
17- C
18- D
19- D
20- E

2ºtexto - 15 (13 de certeza)

21- C
22- C (?)
23- A
24- D
25- B
26- B (?)
27- C
28- C (ou D)
29- A
30- B

Espero comentários!

ana.margarida said...

edit:

2ºtexto - 15 (14 com certeza)

Anonymous said...

ana.margarida, penso que a resposta 10 nao seja desencachar, pois eu vi "desencaixar" no motor de busca

de todas as outras (até à 20 pois sou menor), concordo consigo em todas, tirando a 10, que já expliquei, a 20, tenho algumas dúvidas. Tentarei pesquisar melhor e logo confirmarei a minha resposta .
Penso que a 7 é a A


Boa sorte a todos!

Anonymous said...

no texto, também me encontro dividida entre 10 e 11, pois não sei se o "de que" poderá ser considerado erro.

Miguel said...

Em relação à 3, ver http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=15174

Acho que o plural de "puro-sangue" é "puros-sangues", pelo que a resposta correcta será a B.

Miguel C.

JLnm said...

1- C - perdiz
2- A - alazãos
3- C - os cavalos puro-sangue
4- A - um lugar onde se espera
5- B - têm sempre um acento grave ou circunflexo na antepenúltima
sílaba
6- D - Esquecer tudo para começar de novo.
7- B - determinante interrogativo
8- C - V
9- D - Eu amaldiçouo
10- A - As paredes estão todas encaliçadas
11- A - hiperónimo
12- B - necessidade ou obrigatoriedade
13- B - parassintéticos
14- D - uma espécie de papagaio palrador
15- D - Se ele não tivesse gritado, teriam havido mais feridos no
acidente.
16- B - aquele que exerce funções de lacaio
17- C - francesa
18- D - o que nega a necessidade do baptismo
19- D - São aldeãs vestidas tipicamente
20- ????????????????????
21- C - epanadiplose
22- C - indirecto livre
23- A - A casa estava situada num monte alentejano, onde, no
Verão, recebia muitos visitantes.
24- D - uma espécie de arbustos espinhosos
25- ????????????????????
26- C - A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã.
27- ????????????
28- C ou D ????????????
29- A - italiana
30- B - lavardes-vos

1º texto - 10

1. estrema
2. importância
3. cotidiano
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. ultimas
8. paço
9. simultaneamente
10. flagelo


2º texto - ????

1. censo
2. campião
3. fêz
4. rugado
5. sozinho
6. cubiça
7. cincoenta
8. concelhos
9. com quanto
10. Concerteza
11. Concerto
12. a pesar
13. assás

rodrigues.11 said...

jlnm a resposta da pergunta 25 é a B..


A 27 nao sei!!!
a 28 ou é a C ou a D.

a resposta da pergunta 10 é a A.
A 7 é a resposta B.

Tenho duvidas na 15, 20, 23, 27...

Anonymous said...

miguel, nao se guie por aí... dependendo da palavra, o seu plural varia.

Por exemplo: guarda-chuva não é guardas-chuvas, mas sim guarda-chuvas

Penso que o B estaria correcto se estivesse escrito "as camisas verde-escuras"

os cavalos são vários, mas puro-sangue é só um tipo de cavalo, como uma raça.

Presumo que nao ficaria bem: "os cavalos puros-sangues" ou "os cavalos puro-sangues" ou ainda "os cavalos puros-sangue".

Não sei se o consegui ajudar, espero que sim! =D

Boa sorte!
Estela*

BeLL said...

2º texto +2erros:
1. cegar
2. "aumentaria de cinco euros" -> "aumentaria cinco euros"

Dúvidas:
7-A ou B porquê??
20-D?
27-Nenhuma ideia...

Anonymous said...

LÁ BOA NOITE AMIGOS
Gostaria de chamar a tenção para a resposta 30 cuja resposta é "lavar-vos-eis" e não "lavardes-vos "
Há outras incorrecções segundo a minha perspectiva ...mas mais logo apresento as minhas simples sugestões.
Uma "alentejana" quee spera ir a final este ano.
beijinhos

Anonymous said...

LÁ BOA NOITE AMIGOS
Gostaria de chamar a atenção para a resposta 30 cuja resposta é "lavar-vos-eis" e não "lavardes-vos "
Há outras incorrecções segundo a minha perspectiva ...mas mais logo apresento as minhas simples sugestões.
Uma "alentejana" quee spera ir a final este ano.
beijinhos
na minha mensagem anterior está um erro.." tenção" em vez de atenção" as minhas desculpas...

Anonymous said...

detesto ver erros..e para além do mencionado...existem outros..8 na minha mensagem) ir à final.e " espero" Não não sou maníaca...não..sou professora e respeito a língua portuguesa...mas às vezes os dedos fogem...do teclado..
Até mais logo.
alentejana

Anonymous said...

Quanto a questão 3 a espressão correcta é " puros -sangue"
A propósito transcrevo algo sobre esses cavalos ..aqui da minha zona
8 o saber não ocupa lugar)

Puros sangue
Os cavalos que vemos nas apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre têm todos a mesma origem – a Coudelaria de Alter do Chão, no distrito de Portalegre. Correspondente à antiga Coudelaria Real, foi fundada por D. João V em 1748 com o objectivo de fornecer cavalos para a Picaria Real. Esta coudelaria nunca deixou de funcionar, embora tenha atravessado períodos algo conturbados, e é hoje um bastião de qualidade e a garantia da continuidade do cavalo lusitano, Ferro Alter Real.
já volto...com mais outra sugestão..
alentejana

Anonymous said...

BEM acho que já não vou continuar...rss quando vou reler a questão encontro sempre um ero na minha mensagem...desta vez foi expressão...ops..
alentejana

Anonymous said...

BOLAS...MAIS OUTRO.." desta vez foi " erro"
Porque é que me lembrei de cortar as unhas hoje???
alentejana

Anonymous said...

Gostaria de dizer que não devem escolher as opções por ficar bem .. ou mal..a língua portuguesa tem regras...é preciso verificar se se aplicam..ou não...
alentejana

rodrigues.11 said...

Quanto á pergunta 3 na minha opiniao.. é a resposta C.

Existe!

"cavalos puro-sangue"

Anonymous said...

Cara alentejana,

A forma verbal, que indica como correcta, "lavar-vos-eis", encontra-se no Futuro do presente simples do Presente do Indicativo, logo penso que essa seja uma das respostas erradas.

"Lavardes-vos" encontra-se no Infinitivo Pessoal Presente.

"Lavareis-vos" (mesmo sem acento), penso q esteja no Pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo.

"Lavar-vos-íeis" encontra-se no Futuro do Pretérito Simples do Indicativo.

Por isso, penso que a resposta à questão 30 seja a B.

Anonymous said...

Sem dúvida

3 = C
30 = B

Miguel said...

Estela,

Puros-sangues:

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=14329

Mas, de acordo com

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=19784

todas as outras estão mal! Seriam: "blusas amarelo-canário", "camisas verde-escuras" e "vestidos rosa-claros".

Estou baralhado!

Miguel C.

Anonymous said...

CARO Anonymus
Tem razão a única forma de infinito é lavardes-vos
E quanto ao puro sangue ..ora veja esta regra..
Elementos ligados por hífen:

substantivo + substantivo
substantivo + adjectivo
adjectivo + substantivo
ambos os elementos vão para o plural

exemplos:
couves-flores, amores-perfeitos, altos-fornos
Segundo a regra será puros -sangue...
será.??

Anonymous said...

Pela regra a correcta teria que ser "verdes-escuras" logo...
3-b
alentejana

JLnm said...

A 3 não está nada fácil...

Quem me ajuda na 20? (Nas minhas buscas acabo sempre por encontrar a ideia de letra...)

Na 25... quem me dá a pista certa para confirmar que é a B ??

A 27... tenho o palpite que é C, mas nada mais do que isso.

Na 28, julgo que será a C, na medida em que faz pouco sentido colocar Maio atrás de Inverno... mas... também nunca vi nada da D.

Anonymous said...

bell
A resposta 7-é a a) quantos.
pois quantos é um advérbio de quantidade.
alentejana

Anonymous said...

CARO JLNM

QUANTO À QUESTÃO 3 ..DEPOIS DE DIVERSAS OPINIÕES EU VOU PELA B.
ADJECTIVO + NOME= AMBOS VÃO PARA O PLURAL..
alentejana

Anonymous said...

Caro jlmn,

A 25 é a B, uma vez que na gramática do Celso Cunha diz que os versos eneassílabos anapésticos são acentuados na 3ª, 6ª e 9ª sílabas.

Anonymous said...

jlnm

A minha opinião é.
20-b( letrista)
25-c cacafonia( garfo dela)
27-c impasse
28-c pela mesma razão que sugeres.
alentejana

Anonymous said...

Zé Pedro,

Na minha opinião quem viu o erro em Serra soube ler o prontuário. É serra da Estrela, cabo da Roca, praia da Rocha. Uma pesquisa no ciberdúvidas por estas três ajudam a abrir o caminho para as fontes de referência.

Não sei o que vê de errado na 15A.

Anonymous said...

Peço desculpa a da cacafonia é
a 26...
alentejana

Anonymous said...

desculpem..
rectifico a 3..nome + adjectivo e não adjectivo + nome
segundo a regra ambos para o plural...
encontraram algo diferente??
(as ) verdes escuras...aqui verdes tem o valor de nome..ou não será.??

J. Costa said...

cada vez estou mais confuso no que toca à pergunta 3 (entre verdes-escuras e puro-sangue) e a pergunta 7. Alguém me pode esclarecer?

JoaoCosta

Anonymous said...

joão..
eu vou pela 3b
e 7)a pois quantos é adverbio de quantidade
quanto à 3 a única que segue a regra é a b..verdes-escuras
alentejana

Anonymous said...

Segundo o Celso Cunha, "os adjectivos referentes a cores podem ser modificados por um substantivo que melhor precise uma de suas tonalidades, uma dos seus matizes. Assim: amarelo-canário, azul-petróleo, verde-garrafa, roxo-batata. Neste emprego o substantivo equivale a um advérbio de modo"

Segundo o Priberam, adjectivos compostos referentes a cores quando o segundo elemento é um substantivo, não mudam para o plural.Ex: verde-esmeralda, amarelo-canário, verde-azeitona.

Por isso, penso que a resposta seja a C.

JLnm said...

alentejana,

obrigado pela cacofonia (é preciso uma boa dose de ingenuidade para não ter dado conta do "garfo dela"

quanto à 20. letrista existe? eu comecei por pensar que todas existiam , mas também não encontrei letrista... depois dei-me conta da "pedra letreira"... ajuda-nos nesta com a mesma eficácia da cacofonia... ainda estou a sorrir...

JLnm said...

eu estava convencido que seria o "espeTAR a TARTe"

Anonymous said...

Ainda a resposta 3...

verde-escura (adjectivo)o plural é verde-escuras

verde-escura (nome)o plural é verdes-escuros

puro-sangue (adjectivo) o plural é puro-sangues

puro-sangue (nome) o plural é puros-sangues

hum... |:

Anonymous said...

puro-sangue

adj. e s. m.,
animal ou designativo de animal, especialmente equídeo, representante de uma raça pura, sem cruzamento de outras raças

mudando paras formas de plural, n aparece. Logo, não deve variar.

Anonymous said...

jlnm

Pois é ..sabes é fruto do ofício encontrar de imediato a cacafonia ...
quanto a questão 20 " letrista" é a única palavra que não pertence ao campo semântico ,pois .o seu significado é diferente das outras três palavras...esta diz respeito a "fazer letra de canções" ...as outras estão mais ligadas à arte de falar bem, literatura ..ler..soletrar..
confirmas.?ainda vou fazer mais pesquisa...

Anonymous said...

oh anonymus..

AQUI DIZEMOS OS PUROS -SANGUE...

Lê atrás o artigo sobre os cavalinhos que coloquei há pouco...
O título desse artigo é
puros-sangue.
ah é o provérbio qual é a tua opinião.?

Anonymous said...

Olá boa-noite,

Parece-me que estão a complicar o que me parece óbvio, em relação à 3

Só pode ser:
- Os cavalos puro-sangue
...a raça é puro sangue, logo os cavalos são da raça PURO-SANGUE...

Apesar de não encontrar nada que possa justificar isto :(

Anonymous said...

Olá boa-noite,

Parece-me que estão a complicar o que me parece óbvio, em relação à 3

Só pode ser:
- Os cavalos puro-sangue
...a raça é puro sangue, logo os cavalos são da raça PURO-SANGUE...

Apesar de não encontrar nada que possa justificar isto :(

eeuseila

Anonymous said...

Anonymus...


TEM lógica ...mas não confirmada..rsss
alentejana

Anonymous said...

pesquisa CIBER-DÚVIDAS..
vejam...
[Pergunta] O plural de puro-sangue é puros-sangue?
[Resposta] Não, o plural de puro-sangue é puros-sangues.
J. M. C. :: 19/10/2004

logo...qual é a coisa qual é ela..?? verdes-escuras???
alentejana

Anonymous said...

acerca da 7:
segundo sei, os advérbios servem para modificar o sentido de um verbo, um adjectivo, um outro advérbio ou até uma frase. além disso, são invariáveis.
Na frase do 7, "quantos" não está a modificar o sentido de nada. Como já disse, os advérbios são invariáveis, portanto, "quantos" nunca poderia ser um advérbio pois está no plural. Caso se admita como correcta a resposta A, está-se a afirmar que os advérbios são variáveis, o que é mentira.

Anonymous said...

Sou aquele que comentou à 00:01.
Sobre a 3:
Já experimentaram a copiar e colar no word? O corrector ortográfico do word dá-vos a resposta!

Apartir de agora vou assinar como:
Bobilup

Anonymous said...

Amigos:

Será que está aqui a explicação para os cavalos PURO-SANGUE?

"nenhum dos elementos vai para o plural se formado por verbos de sentidos opostos e frases substantivas (os leva-e-traz, os bota-fora, os pisa-mansinho, os bota-abaixo, os louva-a-Deus, os ganha-pouco, os diz-que-me-diz)"

http://www.graudez.com.br/portugues/ch03s02s03.html

...frases substantivas?...
...puros-sangue...
Hummm...que dizem?

eeuseila

isa said...

Olá, olá, olá, Zé Pedro!

Sou uma das Lunáticas e ando à sua procura desde o início do 4º. CLP.

Ainda fui à Lua mas aterrei, pois nenhum dos meninos, (Deniz, Abençoado, Ana ....) quis agarrar o Planeta.

Tenho 1 erro no 1º. teste, porque considero a expressão "oito horas", incompleta, tendo em linha de conta a forma como nos relacionamos com o sistema horário; 0-24h,e sinalizei como erro.
O 2º. teste foi pacífico.
O 3º. parecia mais calminho, mas tem algumas ratoeiras.

A 3, atendendo às regras gramaticais e por exclusão de partes, é C.
Se considerarmos a raça dos cavalos, ela é os puro-sangue.

Nos provérbios, tenho dúvidas pois não consigo conciliar ideias em duas das quatro alternativas.

Os erros do 1º. texto estão presos pelo "de que", que vou averiguar um pouquito melhor.

Anonymous said...

Bobilup

Escrevi no Word 2003 puros-sangue e deu erro ...corrigiu para PURO- SANGUE!
Definitivamente vou responder C na 3!!!

eeuseila

Anonymous said...

Mais uma vez..
pesquisa ciber -dúvidas...
Pergunta | Resposta]
Puro(s)-sangue(s)
[Pergunta] O plural de puro-sangue é puros-sangue?

Filipe Fernandes :: :: Açores, Portugal
[Resposta] Não, o plural de puro-sangue é puros-sangues.



J. M. C. :: 19/10/2004

Anonymous said...

Mais uma vez..
pesquisa ciber -dúvidas...
Pergunta | Resposta]
Puro(s)-sangue(s)
[Pergunta] O plural de puro-sangue é puros-sangue?

Filipe Fernandes :: :: Açores, Portugal
[Resposta] Não, o plural de puro-sangue é puros-sangues.



J. M. C. :: 19/10/2004

Anonymous said...

DESCULPEM, MAS EIS AQUI A RESOLUÇÃO DESTA PARTE DO CONCURSO QUE ME FOI CONFIRMADA PELO EMAIL DA EQUIPA DELE E QUE, ESPERO, VOS SEJA MUITO ÚTIL:

3.º Teste
Realizado em 24-02-2008 00:40:48 por utilizador CLP22392
Quantos erros existem no seguinte texto?

Caros amigos: tendo em conta o papel do turismo na nossa economia e a estrema importancia que as novas tecnologias adquiriram no cotidiano, é com muita alegria que vos comunico uma novidade certamente revolucionaria. Trata-se de um novo tipo de restaurante – o restaurante virtual! A partir de agora, quem decidir recorrer aos nossos serviços poderá, mediante o pagamento de uma pequena tacha, fazer as suas principais refeições através da Internet, utilizando para isso um programa informático grassas ao qual os pratos chegarão directamente à pantalha de cada computador, sempre quentinhos e saborosos. Além disso, posso assegurar-vos de que todas as nossas especialidades terão zero calorias e estarão de acordo com as ultimas normas em vigor na União Europeia. Com esta iniciativa damos um paço decisivo na inovação tecnológica, aproveitando para combate r simultâneamente o flagêlo da fome, que deixará de apoquentar as nossas famílias.


RESPOSTA: A.
1.Qual é o feminino de «perdigão»?
RESPOSTA: C.

2.Qual é a forma incorrecta do plural de «alazão»?
RESPOSTA: B.

3.Qual é a expressão correcta?
RESPOSTA: C.

4.Um «esperadouro» é:
RESPOSTA: A.

5.As palavras esdrúxulas ou proparoxítonas…
RESPOSTA: C.

6.«Fazer tábua rasa» significa:
RESPOSTA: D.

7.Qual é a classe de «quantos» na frase «Ele perguntou quantos filhos ela tinha.»?
RESPOSTA: A.

8.Qual das consoantes seguintes é sonora?
RESPOSTA: C.

9.Apenas uma das seguintes formas verbais está incorrectamente grafada. Qual é?
RESPOSTA: D.

10.Qual é a frase correcta?
RESPOSTA: A.

11.Na frase «As aves fazem os ninhos sobre as árvores de grande porte.», «aves», quanto ao sentido e forma, tem a classificação de:
RESPOSTA: A.

12.A frase «Eu tive de tomar esta atitude.» tem a seguinte tonalidade especial de categoria e de aspecto:
RESPOSTA: B.

13.Os vocábulos formados pela agregação simultânea de um prefixo e de um sufixo a determinado radical chamam-se
RESPOSTA: B.

14.Uma «baitaca» é
RESPOSTA: D.

15.Qual destas frases está incorrecta?
RESPOSTA: D.

16.Que significa «trintanário»?
RESPOSTA: B.

17.«Bastida», palavra que significa trincheira ou máquina de guerra, é de origem…
RESPOSTA: C.

18.«Catabaptista» é:
RESPOSTA: D.

19.Qual é a frase correcta?
RESPOSTA: D.

20.Neste conjunto de hipóteses, qual é o substantivo que não pertence à mesma área semântica?
RESPOSTA: D.

Quantos erros existem no seguinte texto?


Ele era um homem de muito bom censo. Para mais, era o campião das ceifas na aldeia. Não se fêz rugado: mediu o campo e pôs-se a cegar o trigo sem demora, sózinho. A cubiça dos outros não o incomodava; que falassem e dissessem mal! Tinha mais de cincoenta anos e já ninguém lhe dava concelhos, com quanto jamais os tivesse desdenhado. Concerteza daria concerto à sua vida, a pesar de ser viúvo e de ser assás complicada a tarefa. Mas a colheita era boa e tinha sido informado de que o preço do alqueire aumentaria de cinco euros.


RESPOSTA: A.
21.Recordando o escritor cabo-verdiano Gabriel Mariano, diga que figura de estilo é visível nestes versos: «Bandeira erguida no vento / em mãos famintas erguida / guiando os passos guiando / nos olhos livres voando / voando livre e luzindo / luzindo a negra bandeira»
RESPOSTA: C.

22.Na segunda parte do enunciado «Alguém mais previdente mandou o almoço, e que lhe fizesse bom proveito.», estamos perante um discurso:
RESPOSTA: C.

23.Diga qual é a frase incorrecta:
RESPOSTA: A.

24.Os «bérberis» são:
RESPOSTA: D.

25.O verso eneassílabo anapéstico tem nove sílabas e apresenta acentuação
RESPOSTA: B.

26.Qual das seguintes frases deverá ser evitada por conter uma desagradável cacofonia?
RESPOSTA: C.

27.«Guardanapo que não ata, não desata.», quer dizer…
RESPOSTA: A.

28.Qual dos seguintes provérbios não existe?
RESPOSTA: A.

29.«Alarme» é uma palavra de origem…
RESPOSTA: A.

30.Qual é a forma do infinitivo presente da 2ª pessoa do plural do verbo conjugado reflexamente «lavar-se»?
RESPOSTA: A.

FIM DO TESTE

Anonymous said...

o cyber dúvidas pode não estar errado mas o corrector do word é que não está errado de certeza

Bobilup

Anonymous said...

bobilup

Obrigada pela ajuda.

Terá sido lapso ao indicares o número de erros do primeiro texto como a)?? é que há pelo menos 11...
Depois o provérbio- questão 20- que indicas como não existindo ..existe ..encontrei por várias vezes ..em diferenets pesquisas...
A 30 não me parece ..essa forma verbal não estará no futuro.??
JÁ aqui foi referido pelo anonymus...
alentejana

Maria said...

Boa noite!

Após ter lido tranversalmente os posts aqui colocados, e referindo-me apenas às questões que suscitam mais dúvidas deixo aqui as minhas sugestões/dúvidas:

3. C
5. C
7. B
10. A ou C (encaliçadas ou desencachar)(?) – alguém confirmou no GDLP
12. B (por intuição)
15. D (teriam?)
19. C ou D (batelzitos ou aldeãs)
20. D (letreira é uma palavra da área da ornitologia)
21. C por exclusão de partes, embora exista apenas 1 epanadiplose: guiando os passos guiando
22. ainda não me debrucei sobre esta questão
23. A onde(?)
25. B (está na gramática de referência)
26. vejo cocofonias em todas as opções
27. C (mas para a expressão “não ata nem desata, com o guardanapo não conheço a expressão…)
28. D (só falta confirmar no Borda d’Agua)

Quanto aos textos bato-me ainda com as mesmas dúvidas que por aqui pairam, 11 no 1º e 15 no 2º.

Anónimo das 00:48h, de quem é essa resolução?

Anonymous said...

De: ZÉ PEDRO

Caros amigos!!!

Vou tentar dar uma ajuda aos que têm manifestado dúvidas quanto a questões que já não as oferecem.

Posso dizer-vos que tenho o Grande Dicionário, a Gramática do Cintra e mais uns 30 dicionários, incluindo a Grande Enciclopédia.

Por outro lado, jogo em equipa, com um grupo que foi sempre à final, nas edições anteriores. Não sai nada sem confirmação.

RODRIGUES: 2-A porque está na gramática de referência - pág. 183.

ANA MARGARIDA: 7-B está explicado na Gramática, prontuários e páginas na net; 22-C idem; 26-C garfodela (gar fodê-la!); 10-A encaliçadas confirmada no GD; 20-D porque todas as anteriores têm erros e aldeãs segue as regras de formação do feminino (Gramática, pág.193).

ESTELA: 3-C, por exclusão de partes, sem ser necessário explicar com raça ou outro motivo (Gramática, pág. 253)- no entanto, ainda vou discutir esta hipótese com os meus amigos;

JLNM: 5-C!; 20-D porque letreira não pertence à área semântica das outras; 25-B porque está na Gramática.

RODRIGUES 11: 15-D porque é verbo haver e o auxiliar não se flexiona; 23-A porque teremos de considerar a frase como uma unidade e o sujeito é a casa, "QUE" recebia; na 27 tenho dúvidas quanto à C, porque ainda não encontrei o guardanapo a atar e desatar; ainda não tive tempo para pesquisas mais profundas, mas lá iremos; 28 - dúvidas para considerar a C, apenas por falta de confirmação.; os dois primeiros encontram-se facilmente.

RESPOSTAS DO CLP 22392: Atenção!!! há por aí muita hipótese mal escolhida, tanto mais que já aqui foram analisadas.

ISA: bem-vinda!
Este ano ficámos sem Lua, mas alguns de nós continuamos a comunicar por correio electrónico, embora muitos não participem; eu continuo com o meu grupo de amigos, e não tem corrido mal.

Para todos: posso ser contactado em reisborges@zmail.pt.

Abreijos

Zé Pedro

Anonymous said...

acerca do 1º texto:
o "de que" conta como erro?
são 10 ou 11 erros?

acerca da 7:
A correcta é a A?

Bobilup

Anonymous said...

Zé Pedro,

Julgo que "posso assegurar-vos de que" não contém erro.

Vêm em:
http://ciberduvidas.sapo.pt/resposta.php?id=1749

Poderíamos também dizer "posso assegurar todos vós de que".

Anonymous said...

Bom dia!

Concordo com o Zé Pedro no seu último post.
Estive na final no 2º CNLP (1º ano que concorri), e o ano passado fiquei de fora por 1 erro (infinitivos, lembram-se?). Descobri o blog da Lua no último teste do ano passado.

Vou dar só uma achega à discussão.

1º texto - 11 erros

3 - C (sem dúvidas)- os cavalos são da raça puro-sangue. O plural puros-sangues existe quando a palavra é um substantivo, e não neste caso. Por analogia: os cães Serra da Estrela, os gatos Angorá, etc.

7 - B

10 - A ("encaliçadas" significa "cobertas com caliça"; desencachar significa "tirar o encacho ou a tanga" ou "despir a tanga" o que não se aplica à porta)

20 - D

26 - C

27 - C (sem confirmação)

28 - inclino-me para a C (Inverno depois de Maio), mas pode ser a D

António

Anonymous said...

Bom dia pessoal, é a 1ª vez que entro nestas trocas de ideias que me deixam por vezes ainda mais confusa.
Acontece agora com a 3ª que tinha logo como certa a C, porque assim todas as outras estariam certas.
Se verdes-escuras está correcta então pq amrelas-canário e rosas-claro estão erradas?

Anonymous said...

amarelas, sorry

Anonymous said...

sou eu outra vez. até acho que na 3 para a B estar correcta seria "as camisas verde-escuras"

Anonymous said...

sem dúvidas,

2.C
ver: http://pt.wiktionary.org/wiki/alaz%C3%A3o

JLnm said...

caros amigos,

já tenho as minhas respostas quase todas.

em relação aos textos, sempre compreendi a tarefa como uma correcção de um eventual ditado...

assim, o "de que" e demais problemas de construção... não parto do princípio que estão errados...

embora na verdade, segundo a minha própria "teoria" no 2º texto só encontro 13!!!! quando o mínimo previsto é de 15.

no 1º texto tenho:
1. estrema
2. importância
3. cotidiano
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. ultimas
8. paço
9. simultaneamente
10. flagelo

no 2º tenho:
1. censo
2. campião
3. fêz
4. rugado
5. sozinho
6. cubiça
7. cincoenta
8. concelhos
9. com quanto
10. Concerteza
11. Concerto
12. a pesar
13. assás

obrigado,

JLnm said...

intrigou-me o comentário do

24 February, 2008 00:48

mas acredito que aquilo que se passou foi algo como:

a pessoa submeteu/enviou as suas respostas, depois não esperava receber a confirmação, mas ao recebê-la, tomou-a como sendo o elenco das respostas certas!!!

e num acto de boa-vontade partilhou-as connosco!!!!!!

Anonymous said...

Olá, boa tarde!

As dúvidas subsistem na questão 28. Sem dúvida, é fácil encontrar referência aos dois primeiros provérbios na Internet. Desse modo, resolvi pesquisar junto dos "anciões" da família, grande parte deles ligados à agricultura. Segundo estes a resposta errada é a alínea d). Explicação: Maio, efectivamente, quer-se frio, mas jamais molhado, caso contrário atrasa o desenvolvimento da vinha e cria algo que denominaram como "moléstia" nas cepas. Que dizem?

M&M

Zé Pedro said...

Caros Amigos:

TERESA DA PRAIA: leste os meus comentários anteriores para a pergunta 3? A gramática oficial não deixa dúvidas, para além das outras explicações lógicas no que respeita a raças; convém não esquecer que estamos perante um ADJECTIVO composto, que segue regras próprias para a formação do plural.

Na pergunta 27, a resposta lógica será a A; a C estará ali colocada como rasteira; "não atar nem desatar" é estar num impasse, mas a frase é mais concreta e encerra uma acção personificada.

Quanto ao "de que" do 1.º texto, faça-se o exercício da instrução primária: "quem assegura, assegura alguma coisa"; "quem se assegura, assegura-se DE alguma coisa".

JLNM: e o "cegar"? E "aumentaria DE cinco..."?

Compreendo que há muito quem ande habituado a ouvir brasileirices na TV, mas estamos no âmbito da líongua portuguesa e não de qualquer corruptela espúria.

BOBILUP: 7-B, sem dúvida, gramática dixit.

ANTÒNIO: Bem-vindo às lides e que nos encontremos todos no CCB.

Zé Pedro

Anonymous said...

Com pena minha, já tou fora da final xD

Anonymous said...

Anonymous a 2 é, quanto a mim seguramente a A. Está na gramática do Cintra eu tb vi onde disseste e foi o único sítio que referia a C.
Quanto aos cavalos...puro-sangue.
cada vez mais baralhada...para mim a 7 é a A e os guardanapos a C.

Anonymous said...

Bobylup(?), tens a certeza absolutíssima da 7-B? É que esta nem fui ver achei tão evidente que seria um advérbio de quantidade mesmo nesta frase

Anonymous said...

eu tb estou fora da final, o 1º teste foi feito com muita desconcentra mas estou aqui para aprender e na desportiva. Aliás mesmo que ganhasse (está errado, não está?)nunca teria coragem para ir até ao palco...vergonha...

Anonymous said...

desculpem falta o ção de desconcentra. Pelos vistos continuo na mesma

Zé Pedro said...

DANIBOY: o Ciberdúvidas confirma o erro no "de que".

ANONYMOUS: Isto está errado!

"sem dúvidas,
2.C
ver: http://pt.wiktionary.org/wiki/alaz%C3%A3o"

Como todos sabemos, o Wikcionário é feito por voluntários, sem preocupações de rigor. Aqui vale a Gramática do Cintra; ver página 183; está lá o alazão.

É 2A.

Aconselho uma reflexão e buscas aturadas até quarta-feira; neste momento subsistem dúvidas nas 27 e 28.

Zé Pedro
Zé Pedro

Anonymous said...

No primeiro texto hão 13 erros e no segundo hão uma catrefada deles, pelo que estou na dúveda entre as qestões 1 a 30. Todas as outras me parecen corretas, com echepção da 31, que não esiste. O facto de algumas preguntas terem 3, outras 4 e outras 5 ipóteses também me baralha um poucoxinho. Assim sendo, acho que vou responder ipótese A em todas e algumas háde estar sertas. Qué que hacham? Ainda tou um bocadinho inconfuso. Comprimentos aos partisipantes.

Ass.: Barnabé Extroinvertido.

Anonymous said...

Zé Pedro,

Lamento mas entendo que o Ciberdúvidas esclarece que não há erro em 'de que':

Quem vos assegura, assegura-vos de alguma coisa, logo deve dizer-se assegura-vos de que.

Ver também:
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=4991
ou ainda
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=15198

Sinceramente não descortino qual a diferença entre se assegurar o próprio ou este assegurar outros para se excluir o emprego da preposição 'de'...

caminhante said...

EU ACHO QUE A RESPOSTA CERTA DA PERGUNTA 7 É A B.
Se a frase não terminasse em ponto de interrogação ou seja era afirmativa o QUANTOS era advérbio de quantidade mas como a frase é uma interrogativa o QUANTO é o seu determinante.
No 2º texto cegar é erro a palavra correcat é SEGAR

Anonymous said...

Zé Pedro,
Onde é que o Ciberdúvidas confirma o erro no "de que"?
António

Anonymous said...

A 7 é a A pois a frase é: Ele perguntou quantos filhos ele tinha.
depois das aspas é que vem o ponto de interrogação que se refere à pergunta: Qual é a classe de «quantos» na frase?
conclusão: a frase é uma afirmação logo, quantos é advérbio de quantidade.

JLnm said...

Corrijam-me se estiver errado!!!!


1º text - 10

1 - C
2 - A
3 - C
4 - A
5 - C
6 - D
7 - A
8 - C
9 - D
10 - A
11 - A
12 - B
13 - B
14 - D
15 - D
16 - B
17 - C
18 - D
19 - D
20 - D

2º text - 15

21 - C
22 - C
23 - A
24 - D
25 - B
26 - C
27 - C
28 - C
29 - A
30 - B

Zé Pedro said...

ANTÓNIO:

A regência com a preposição de só ocorre na forma reflexa, o que não acontece na pergunta do teste.

JOÃO:
A frase da 7 não termina em "?" O que termina em "?" é a pergunta. Exactamente por a frase não estar em discurso directo, mas referir uma interrogação feita no discurso indirecto, a resposta é B.

JLNM:

1.º texto - 11 erros
7-B
27 - Talvez a A; ainda não confirmada
28 - C ou D, ainda não confirmada

Anonymous said...

Amigos, tenho dúvidas quantos aos erros do 1.º texto deste último teste. Não vejo ninguém considerar os dois pontos de "Caros amigos: tendo..." mal colocados. Não será antes uma vírgula?

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Olá! Eu sou a Isabel :) Sou professora!
As minhas respostas até agora são:

1- C - perdiz
2- A - alazãos
3- C - os cavalos puro-sangue
4- A - um lugar onde se espera
5- C - têm sempre um acento na antepenúltima sílaba
6- D - Esquecer tudo para começar de novo.
7- B - determinante interrogativo
8- C - V
9- D - Eu amaldiçouo
10- A - As paredes estão todas encaliçadas
11- A - hiperónimo
12- B - necessidade ou obrigatoriedade
13- B - parassintéticos
14- D - uma espécie de papagaio palrador
15- D - Se ele não tivesse gritado, teriam havido mais feridos no
acidente.
16- B - aquele que exerce funções de lacaio
17- C - francesa
18- D - o que nega a necessidade do baptismo
19- D - São aldeãs vestidas tipicamente
20- D - letreira
21- C - epanadiplose
22- C - indirecto livre
23- A - A casa estava situada num monte alentejano, onde, no
Verão, recebia muitos visitantes.
24- D - uma espécie de arbustos espinhosos
25- B – 3ª, 6ª e 9ª
26- C - A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã. (?)
27- ??
28- ??
29- A - italiana
30- B - lavardes-vos

1º texto - 11

1. estrema
2. importância
3. cotidiano
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. ultimas
8. paço
9. simultaneamente
10. flagelo
11. de que


2º texto - 15

1. censo
2. campião
3. fêz
4. rugado
5. sozinho
6. cubiça
7. cincoenta
8. concelhos
9. com quanto
10. Concerteza
11. Concerto
12. a pesar
13. assas
14. de cinco euros
15. cegar

Queria perguntar-vos se sabem o seguinte: quem foi à final nos anos anteriores levava algum erro ou teve os três testes certos? É que até agora tenho um erro acumulado nestes dois teste e queria saber se ainda há esperança!

De qualquer forma tenho dúvidas em:

1º Texto (nunca há certezas nestes textos!!)
7
11
12
2º Texto
26
27
28

Todas as outras foram confirmadas, ora pela Gramática de referência, ora pelo dicionário.

Gostava tanto de não ter nenhum erro!

Boas pesquisas,

Isabel

Isabel & Pedro said...

Olá! Eu sou a Isabel :) Sou professora!
As minhas respostas até agora são:

1- C - perdiz
2- A - alazãos
3- C - os cavalos puro-sangue
4- A - um lugar onde se espera
5- C - têm sempre um acento na antepenúltima sílaba
6- D - Esquecer tudo para começar de novo.
7- B - determinante interrogativo
8- C - V
9- D - Eu amaldiçouo
10- A - As paredes estão todas encaliçadas
11- A - hiperónimo
12- B - necessidade ou obrigatoriedade
13- B - parassintéticos
14- D - uma espécie de papagaio palrador
15- D - Se ele não tivesse gritado, teriam havido mais feridos no
acidente.
16- B - aquele que exerce funções de lacaio
17- C - francesa
18- D - o que nega a necessidade do baptismo
19- D - São aldeãs vestidas tipicamente
20- D - letreira
21- C - epanadiplose
22- C - indirecto livre
23- A - A casa estava situada num monte alentejano, onde, no
Verão, recebia muitos visitantes.
24- D - uma espécie de arbustos espinhosos
25- B – 3ª, 6ª e 9ª
26- C - A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã. (?)
27- ??
28- ??
29- A - italiana
30- B - lavardes-vos

1º texto - 11

1. estrema
2. importância
3. cotidiano
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. ultimas
8. paço
9. simultaneamente
10. flagelo
11. de que


2º texto - 15

1. censo
2. campião
3. fêz
4. rugado
5. sozinho
6. cubiça
7. cincoenta
8. concelhos
9. com quanto
10. Concerteza
11. Concerto
12. a pesar
13. assas
14. de cinco euros
15. cegar

Queria perguntar-vos se sabem o seguinte: quem foi à final nos anos anteriores levava algum erro ou teve os três testes certos? É que até agora tenho um erro acumulado nestes dois teste e queria saber se ainda há esperança!

De qualquer forma tenho dúvidas em:

1º Texto (nunca há certezas nestes textos!!)
7
11
12
2º Texto
26
27
28

Todas as outras foram confirmadas, ora pela Gramática de referência, ora pelo dicionário.

Gostava tanto de não ter nenhum erro!

Boas pesquisas,

Isabel

Anonymous said...

O ano passado fui à final com um erro.

Salsa

Isabel & Pedro said...

FIXE! :D

Anonymous said...

Atenção à palavra cotidiano no 1.º texto.
Figura na página 408 do 'Grande Dicionário da Língua Portuguesa', obra de referência do CLP.
É certo que vem referida como usada no Brasil. Mas também é certo que o campeonato deixou de ser 'nacional'...

Anonymous said...

Isabel, e sobre os dois pontos colocados no 1.º texto a seguir a "Caros amigos"? Não era suposto ser uma vírgula?

Patinhas

JLnm said...

isabel, prof...

não tenha dúvidas na 26...

garFO DELA

eu também não vi à 1ª!

Isabel & Pedro said...

Patinhas, não vejo isso como erro... E não me lembro do CNLP ter alguma vez comtemplado erros de pontuação! Mas com a grande CTC nunca se saber, não é? :)

Isabel & Pedro said...

JLnm,
OBRIGADA, se me diz, acredito. É porque confirmou! :)

JLnm said...

prof isabel, será mesmo que ainda não se deu conta?

C. A Paula usou o garfo dela para espetar a tarte de maçã.

FODELA ????????

Isabel & Pedro said...

A minha candura não me permitiu ver tal!
Perdão! E obrigada! :D

Anonymous said...

Por acaso, no ano passado, o único erro que tive foi devido a um erro de pontuação no 1.º texto do 2.º teste.

Salsa

Isabel & Pedro said...

Salsa! Que má notícia depois de um tão boa!
Aishhhh... Estamos feitos ao bife! De qualquer forma, Patinhas, no Caros amigos, não vejo que seja errado usar dois pontos, mas isto é só uma opinião!

Anonymous said...

Isabel, se reparar, na introdução ao 3.º teste tem-se:

"3.º Teste

Caro participante,

Este é o terceiro..."

O que me diz sobre isto?

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Patinhas, percebo o que diz e concordo, mas acho que se pode pontuar das duas maneiras..

Anonymous said...

Isabel, então teremos:

1. estrema
2. importancia
3. cotidiano (? [veja o comentário do Anonymous 24 February, 2008 19:26])
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. de que (?)
8. ultimas
9. paço
10. simultâneamente
11. flagêlo

São estes?

Patinhas

JLnm said...

em relação à vírgula ou aos dois pontos:
a gramática apresenta os ":" como... marcam uma pausa e anunciam: uma citação; uma fala; uma enumeração; um esclarecimento; uma síntese.

Anonymous said...

jnlm, quer com isto dizer que considera que os dois pontos estão usados correctamente? Quantos erros encontra na totalidade?

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Patinhas, é isso mesmo, para mim até agora são estes 11:

1. estrema
2. importancia
3. cotidiano (acho que o comment do anónimo não é relevante)
4. revolucionaria
5. tacha
6. grassas
7. de que
8. ultimas
9. paço
10. simultâneamente
11. flagêlo

JLnm said...

não considero a utilização dos dois pontos como erro.

já o "de que"... não sei!

Anonymous said...

COLEGA ISABEL
Estive todo o dia a ver testes e agora ao entrar reparei que uma colega fazia parte deste grupo de pessoas tão simpáticas...
Mas diga-me colega ..por que é que considera a 7 determinante interrogativo.?? não há ponto de interrogação....o que está registado faz parte da pergunta como aliás nas outras questões...ou não será.??
Apostava na quantidade...
que me diz..( dizem)??
alentejana

Anonymous said...

alentejana,

"Quantos filhos tem ela?" -> discurso directo / "quantos" é determinante interrogativo

Até aqui concorda?

Agora, "Ele perguntou quantos filhos ela tinha." -> discurso indirecto / "quantos" não muda morfologicamente

Concorda?

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Olá Alentejana! Não sei de onde é, mas digo-lhe já que tenho umas costelas do Redondo :D
O seu argumento quanto à 7 é bastante coerente, vou ali fazer umas leitura e já posto!

JLnm, o sujeito não estava a assegurar-se DE nada, estava a assegurar (dizer com muita certeza) a terceiros ALGUMA COISA, não estava a assegura-los DE nada.
É um raciocinio complexo, eu sei, mas também é um bocadinho de ouvido à mistura, não me soa bem...

Anonymous said...

Anonymus..
Concordo sim...mas a frase da prova não é interrogativa, pois não.??

Isabel & Pedro said...

Determinantes interrogativos:

Subclasse de palavras empregues para formular uma pergunta directa ou indirecta.

Patinhas, posso assumir que pergunta directa ou indirecta é pergunta em discurso directo ou discurso indirecto?

Anonymous said...

Sim, mas na quantidade tb penso que não é, pq os advérbios de quantidade são invariaveis.

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Alentejana, abra lá aí a gramática na página 355. Nos exemplos de determinante/pronome interrogativo, vem um exemplo em que não há pergunta, nem ponto de interrogração... Logo...

E, mais, nesta gramática "advérbio de quantidade" nem sequer existe... O quanto stá classificado como advérbio de intensidade. Assim sendo, menos uma dúvida, não acham?! :D

Anonymous said...

Eu concordo que "quantos" é determinante interrogativo.

Patinhas

Anonymous said...

Ouçam..bem

sÓ AGORA reparei na dupla resposta à 7...é que chamar determinante interrogativo eu não concordo..mas agora reparo que o "quantos" ESTÁ JUNTO DO NOME logo nunca é pronome...logo é um advérbio de quantidade.
Contudo depois da pesquisa da colega Isabel que define deetrminantes interrogativos como:"Subclasse de palavras empregues para formular uma pergunta directa ou indirecta.", já mudo de opinião...e ia pela 7-B-DETERMINANTE INTEROGATIVO..
também gostava de saber o que o EGOÍSTA" pensa..eheheeheh
alentejana

Anonymous said...

Questão 28:

Se: "Maio couveiro não é vinhateiro".
E: "Sol na eira, chuva nas couves"

Então: O provérbio D. não é verdadeiro, logo não existe!

Penso eu de que! :)

Isabel & Pedro said...

Pronome substitui o nome, logo não é. Portanto é determinante.
Porque diz que não sendo pronome é portanto advérbio, Alentejana?

Anonymous said...

colega...
QUAL A GRAMÁTICA ..TENHO 3...
VOU VER UMA DELAS..
AH eu já fui prof em ÉVORA mas agora estou em Portalegre..conhece?
E colega onde se encontra..?
alentejana
VOU PROCURAR A GRAMÁTICA...

JLnm said...

não acredito que haja por aqui convidados do tal gigante...

Isabel & Pedro said...

Alntejana, a Gramatica do Portugues Comtemporâneo de Lindley e Cintra, é a de referência! Espero que a tenha.
Eu estou por colégios privados na linha de Cascais, o publico ainda fica a 19000 professores de distância! :(

Anonymous said...

ORA ESCUTEM...
CADA CABEÇA SUA SENTENÇA....
gramática " Da comunicação à Expressão"PÁGINA 184
DIZ...
Quantificador interrogativo- introduzem frases interrogativas parciais-directas ou indirectas-, em que se pergunta sobre a quantidade, de um todo a que os nomes que acompanha se referem. logo aqui seria um quantificador ...( nova terminologia)..
Como a ternimologia quantificador se identifica a determinante vamos mesmo apostar no determinante interrogativo.
acham bem??
alentejana

Anonymous said...

OH COLLEGA ISABEL..
nÓS ESTAMOS NA CAUDA DA EUROPA ..ISSO É VERDADE...
mas não me faça sentir ainda mais pequenina por estar no Público...porque no ensino Público também há muito professor com idênticas capacidades...ou melhores...
Gramática de referência para o CNLP...porque há muitas outras bastante válidas...

Anonymous said...

Bolas...fui precipitada..
Reli a sua mensagem e percebi que não quisa dizer nada do que captei...
as minhas desculpas e um beijinho...
alentejana

Anonymous said...

colega..
ops " quis dizer.."corrigindo...
nota: fica-nos bem estas correcções , não acha..rss ( brincadeira..)

Isabel & Pedro said...

Pequenina nao alentejana, sortuda e com certeza merecedora do seu lugar, todos os professores anseiam pelo público, nem sequer falei de capacidades. :) Quem me dera estar no seu lugar!

Quanto à gramática, h+a outra muito válidas e até melhores, eu não concordo com esta em certezas coisas (quem se lembra que o femenino da palavra abelha é zangão? :)), mas esta é a de referência, o que há a fazer, se não seguirmo-nos por ela?

Anonymous said...

Pois foi Isabel...TENHO O HÁBITO DE ELR NA VERTICAL..daí ter entendido mal " o seu desabafo"...
estou desculpada..não...
Então será que nos vamos encontrar na final.?? todos nós claro...

Anonymous said...

oh JLNM...
Mas porque seria que o gigante...fechou a porta..??rss
Ainda consegui entrar na sexta...mas hoje já não dá...entrar quer dizer ..ler...rsss
Então e o amigo vai à final??
Como se faz a selecção.??

Anonymous said...

isabel..
EU dizia qye era advérbio, antes de ter reparado que estava implícita uma questão.(??) mesmo indirecta...a partir daí deixa de ter valor a opção de advérbio..
alentejana

Zé Pedro said...

Olá Companheiros de sofrimento


ISABEL:
Também mantenho as dúvidas nas 27 e 28; de resto está tudo bem, menos o cotidiano.

Vão à final 200, distribuídos pelas 3 categorias, mas não se sabe qual é o critério adoptado se não houver totalistas em número suficiente. Todos os anos muda, tendo chegado ao cúmulo, por erro da comissão, de estarmos mais de 500 na final do 2.º.

Será possível ir à final com erros, caso não haja 200 totalistas.

A 26 não é erro, apenas devendo “ser evitada”.

A TODOS:
Cotidiano está bem, de acordo com o Grande Dicionário. A palavra existe, tem origem brasileira, e a definição está em “quotidiano”, mas pode ser utilizada em Portugal.

PATINHAS:
Os dois pontos estão correctos.

ALENTEJANA:
A 7 está “arrumada”, a Gramática oficial não deixa dúvidas.

Isabel & Pedro said...

Zé, como fazemos com o cotidiano então?! Que porcaria...

Anonymous said...

Então Zé Pedro, quantos erros encontra no 1º texto?
Quanto ao resto já não há dúvidas...

Patinhas

Isabel & Pedro said...

Zé Pedro desculpe a pergunta, mas eu não tenho o GD. Cotidiano tem uma entrada exclusiva?

JLnm said...

não sei se irei à final...

ainda não dei nenhum erro mas falta ainda entregar este!

este é o 1º ano que estou a concorrer de facto. não faço ideia quanto tempo dura a "grande final" e se será tempo bem empregue...

mas julgo que se me for dada essa hipótese, irei...

ainda temos de combinar qualquer coisa para o caso de estarmos lá...

posso coordenar a coisa, na medida em que sou quem edita este blog, mas não faço ideia como.

aceito sugestões!!!

aproveito para agradecer a visita ao "meu" espaço ainda que virtual, sintam-se bem-vindos e desfrutem...

não se ponham é a ler e a corrigir as outras coisas que para aqui estão escritas!!!!!!

Isabel & Pedro said...

OBRIGADA JL! :D
Bem haja.

Anonymous said...

Isabel, se o Zé Pedro tiver razão já só temos 10 erros, não é?

Isabel & Pedro said...

Patinhas, parece-me que sim... Vamos lá ver que erros ele encontra!
Zé, quantos erros tem afinal?

Anonymous said...

jlnm

Olha ficamos todos juntos e coiamos o ditado...com que a prova é iniciada..De acordo..
DIZES QUE ESTA ARRUMADA A 7 MAS NÃO DÁS A RESPOSTA DEFINITIVA...RSS determinante interrogativo... né??
e a do infinitivo..??a 30??

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

copiamos...rsss

Anonymous said...

JLNM
Desculpa o espaço que ocupei mas só escrevi uma vez...
Não sei o que aconteceu....
alentejana
Não te vás embora que ainda tenho muitas dúvidas..é que "ter dúvidas é saber.."eheeheheh
alentejana

Anonymous said...

anonymus...
Ma que arrumadinho que tu és ...foste logo limpar a " casinha"...
Onde se meteu a ISABEL??
alentejana

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...

As minahs desculpas...não sei o que se passa...
DEVE SER O ECO..RSSS
alentejana
ps. se repetir .. ..só volto amanhã...
alentejana

Anonymous said...

Olá, só agora descobri este blogger.Será que alguém me pode dizer quantos erros há no primeiro texto?
10 ou 11?

Patrícia

Zé Pedro said...

De volta

JLNM:
Desde já o nosso agradecimento por nos acolher; nos anos anteriores participei noutro blog, com resultados satisfatórios: estive sempre na final.

Como já disse antes, só envio o teste 4.ª ou 5.ª, para ter tempo de verificar todas as hipóteses com o grupo de amigos com quem tenho feito equipa.

COTIDIANO: tem uma entrada exclusiva, apenas remetendo a definição para “quotidiano”. É um termo utilizável e válido, pelo menos para o CLP, de acordo com os critérios adoptados pela Comissão. 10erros!

A 7 é “B”.

A 30 é “B”.

Nos anos anteriores temos organizado almoçaradas no dia da final; este ano penso voltar a encontrar um restaurante se for à final. Depois combinamos isso; para já, somos 8.

Zé Pedro

Anonymous said...

PATRÍCIA
ACHO QUE NOS DECIDIMOS PELOS 11..mas podes ler os comentários registados..
beijinho pela vinda...

Anonymous said...

Ze Pedro,oi sou a Patrícia, então você acha que são 10 erros no 1º texto?

JLnm said...

cara patrícia,

estamos com dúvidas...

acabámos de nos defrontar com a tese de que cotidiano possa estar certo...

assumimos já que o "de que" está errado...

JLnm said...

caro Zé Pedro,

pois então não deixe de notificar. creio que será bem menos desagradável do que ir para o meio da multidão...

Anonymous said...

jlnm

Depois vamos de barriga cheia fazer a prova??? Deve ser bonito...
Eu também envio só 5ª feira...
Ainda aqui apareço..
por favor não feches o blog..rss
REPARA DITADO 11 ERROS SEM CONTAR O COTODIANO..

Anonymous said...

COTIDIANO...( QUE EU CONSIDERO ERRO..) LOGO 12
HÁ MUITAS palavras mala centuadas ou sem acento...por exemplo o advérbio de modo não é acentuado..nem flagelo...
alentejana

Anonymous said...

Jlnm:

Se são 11 erros no ditado sem contar com cotidiano, quais são os outros?

Obrigada, Patrícia.

Zé Pedro said...

Caríssimos

Está na hora de recolher, que amanhã é dia de dar ao pedal.

Quanto ao almoço, serve para aguentar as torturas da tarde adentro do auditório, com a Bárbara.

Até amanhã

Abreijos

Zé Pedro

JLnm said...

estrema
importância
revolucionaria
tacha
grassas
ultimas
paço
simultaneamente
flagelo

de que

Isabel & Pedro said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Olá!
Li os vossos comentários e também não sei se dão 10 ou 11 erros. No entanto, acho que "cotidiano" não deve ser considerado erro uma vez que consta no dicionário de referência para o CLP. Quero acreditar que está no texto para enganar. Mesmo assim continuo com dúvidas.

Joana

Anonymous said...

Alentejana,
como você pode dizer que são 12???

Patrícia

Anonymous said...

*se são

Joana

Isabel & Pedro said...

JL mas aí só estão 10...

JLnm said...

de qual me esqueci???

Anonymous said...

TEXTO 1
1-extrema
2-importância
3-quotidiano
4-revolucionária
5-tacha
6-graças
7-assegurar-vos que
8-últimas
9-passo
10simultaneamente
11-flagelo
AFINAL SÃO 11
QUEM NÃO ESTÁ DE ACORDO.??
alentejana

Anonymous said...

Saudações a todos!Também venho da Lua que agora é sempre Nova!
Nunca fui à final, diga-se, por uma unha negra, mas nem tenho essa pretensão! Divirto-me à brava com esta festa do Português que tanta gente anda a tentar assassinar, a começar pelo ME.
Uma palavra de apreço ao Zé Pedro sem as dicas do qual algumas respostas se tornavam um berbicacho

JLnm said...

o "cotidiano" convenceu-me... de que não é erro...

Anonymous said...

Amigos, mas pode estar certo cotidiano. No Brasil, estaria certo.
Agora é CLP e não CNLP.

Patricia

Isabel & Pedro said...

Alentejana, se cotidiano consta do GDLP, não há dúvida que não é erro, pois esse é o dicionário de refecência. Assim sendo tenho 10, sem cotidiano!

Maria l. said...

Sem querer destabilizar, na questão 5.
por exº, a palavra somente
parece-me esdrúxula e não tem acento. Se isto é verdade, porque é que a resposta não é d?
questão 16. no dicº que consultei, "bastida" vem do latim bastir...
28. Só conhecia os 2 primeiros provérbios, mas o segundo, conheço com outra versão "Maio PARDO e ventoso, faz o ano formoso". Será este que não existe?
Quanto aos erros, tb me parece que depois dos 2 pontos...
Obrigada por toda a vossa ajuda. Em tudo o mais concordo com o Z. Pedro

Anonymous said...

Mesmo que o cotidiano esteja para "enganar"( mas isto é um jogo do rato e do gato.??), nunca podem considerar mal..a forma usual na língua portuguesa..quotidiano..logo vão ver eles a considerar as duas..
alentejana

Isabel & Pedro said...

Maria, somente não é exdrúxula... todas as palavras exdrúxulas são acentuadas!
Quanto à 16, talvez quem tenha o GDLP, o Zé acho, nos possa ajudar! Eu consultei a infopédia.
De resto a dos provérbios também não sei...

Isabel & Pedro said...

JL, afinal tem 10 erros até agora não é?

Anonymous said...

MARIA L..
ORA LÊ
Somente e sozinho têm o acento tónico/tônico na penúltima sílaba, respectivamente/respetivamente: ¦mên¦ e ¦zí¦. São, portanto, palavras paroxítonas (graves). A sua confusão deriva talvez do facto/fato de que, como palavras derivadas (de só), terem acentos subtónicos/subtônicos em ¦sò¦. Mas as palavras derivadas deixaram há muito de ter sinal ortográfico nas sílabas subtónicas/subtônicas, quer para Portugal quer para o Brasil.

alentejana

Anonymous said...

Gente,
o GD tem cotidiano como entrada e depois remete para quotidiano.

O GD é referencia, logo não deve ser considerado erro, estou correcta?

Patrícia

JLnm said...

cara prof,
pois até agora... estamos nos 10.

Isabel & Pedro said...

Certo Patrícia!

Anonymous said...

Ainda o " cotidiano"
" Aurélio regista cotidiano como variante de quotidiano. O «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves também regista quotidiano e a sua variante cotidiano.
Portanto, pode escrever das duas maneiras, sem receio de errar, embora em Portugal se use mais o termo quotidiano."
alentejana

Zé Pedro said...

Agora é que é mesmo a última!

"Bastida" vem do francês, GD dixit, pág. 203.

10 erros no 1.º texto.

As grandes dúvidas situam-se nas 27 e 28; na primeira estou inclinado para a "A"; na segunda não sei. Ainda não consultei todas as fontes de provérbios e não sei onde anda o meu Rifoneiro Português, de Pedro Coelho, no meio de milhares de livros. Se alguém tiver acesso, consulte-o, pois é o melhor.

Boa-noite, até amanhã

Zé Pedro

beirao said...

Boa a noite a todos e em especial ao JLNM que permite neste seu espaço o debate LIVRE do 3º teste do CNLP. E este agradecimento é inofensivo pois já não tenho qualquer esperança de atingir a final, contrariamente ao que aconteceu nas duas últimas edições. NÃO QUERO DESANIMAR NINGUÉM(pois estes debates também têm muito interesse e dá um certo "gozo" contribuir para as soluções, muitas vezes rebuscadas e cheias de armadilhas - Quem se lembraria do cotidiano como certo, obrigado Zé Pedro!)mas pelas minhas contas existem cerca de 260 concorrentes no escalão dos maiores de 18 anos com tudo certo pelo que, mesmo só com uma errada (como é o meu caso), as hipóteses são praticamente nulas. Lamento a má notícia para alguns, mas ânimo que para o ano haverá certamente outra edição!

JLNM:
Cheguei há momentos de fim de semana e após ter "passado os olhos" pelas inúmeras mensagens colocadas no teu (seu) blog, sou obrigado a concordar contigo (consigo): julgo que anda por aqui gente escorraçada pelos egoístas de outras paragens...se calhar alguns daqueles que apoiaram a decisão de restringir o acesso público com base em argumentos falaciosos quando todos sabemos o porquê da decisão...

Quanto ao que interessa, julgo que as principais dificuldades se centram nas questões 27 e 28 pelo que da minha parte vou investigar tudo o que me for possível, com vista a ajudar as pessoas desta comunidade que reunam as condições necessárias para atingir a final.

Bom trabalho e cumprimentos a todos!

Isabel & Pedro said...

Truztruz, também fiz essas contas, e sei que há 260 imaculados, mas quem sabe se a sorte não fica do nosso lado desta vez... Se não ficar, ficou o sempre excelente desafio! :)
Já agora, quantos erros tem no segundo texto e quais?
Vou continuar a pesquisar respostas para a 27 e 28!

JLnm said...

261...

esqueceste-te de mim!!!

Anonymous said...

companheiros, estes últimos esclarecimentos têm sido muito bons. Já me rendi à B da 7. Quanto à 27 o primeiro impulso foi a C mas depois de pensar muito melhor e olhar bem para a frase acho que será mesmo a A, pois a frase,agora não (me)suscita nenhum impasse claro que se o guardanapo não se ata não há nada para desatar e pronto, não sei se estão a ver a coisa.
Na 28 vou mesmo pela D,pelo conselho dos ancestrais "ingricultores".
Os textos ainda não li, vai ser agora. Mas de qualquer maneira já sei que não vou à final...
Quero desde já agradecer a quem se disponibilizou (desculpa não me lembro do teu nome)este espaço para se poder trocar ideias e opiniões, porque agora não vou falar das baralhações...
Força e parabéns para quem fôr à final. Estou com vocês!!!

Isabel & Pedro said...

Companheiros de Guerra, muito boa noite! Vou recolher-me, amanhã há mais! :) Boa noite!

beirao said...

Professora:
Para já identifico 15 erros (creio que já foram referidos) e são os seguintes:
Censo (senso)
campião (campeão)
fêz (fez)
rugado (rogado)
cegar (segar)
sózinho (sozinho)
cubiça (cobiça)
cincoenta (cinquenta)
concelhos (conselhos)
com quanto (conquanto)
Concerteza (com certeza)
concerto (conserto)
a pesar (apesar)
assás (assaz)
aumentaria de 5 (aumentaria 5)

Tem mais algum?

Anonymous said...

amigos

Tenho estado a pesquisar sobre os provérbios...amnhã vos direi algo..
Boa noite ...um beijinho a todos
alentejana

Anonymous said...

amigos

Tenho estado a pesquisar sobre os provérbios...amnhã vos direi algo..
Boa noite ...um beijinho a todos
alentejana

Anonymous said...

amigos

Tenho estado a pesquisar sobre os provérbios...amnhã vos direi algo..
Boa noite ...um beijinho a todos
alentejana

Anonymous said...

Caros,

Vejam no Ciberdúvidas, http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=7581

Anonymous said...

Ainda

O provérbio respeitante à alinea Baparece sempre desta forma.
"Abril chuvoso, Maio ventoso, fazem um ano formoso"...
Será por isso que deve ser o escolhido, uma vez que existe mas referindo o mês de ABRIL?
Por outro lado não há lógica no da alinea C, uma vez que não tem lógica...depois de MAIO ..INVERNO.
OS PROVÉRBIOS que encontro ou jogam só com nomes de meses ou só com nomes de ESTAÇÕES do ano.
Eu opto pelo que não tem lógica.
alentejana

Anonymous said...

Só para lançar achas para a fogueira: via explicação de Cun ha e Cintra sobre os adjectivos compostos em que os egundo elemento é um nome e que se referem a cores. Um dos exemplos é 'vermelho-sangue'. Porém, 'purp-sange' não tem a ver com cores (achou eu) e no dicionário do Houaiss vem explicitamente que o plural de 'puro-sangue' é 'puros-sangues'. Daí que talvez seja a opção B a resposta a esta questão...
Carla MP

Anonymous said...

Bom dia!

Recém-chegado a este valente blogue, oferece-se-me dizer o seguinte:

1) Sobre os dois pontos em «Caros amigos:»

Celso Cunha e Lindley e Cintra (p. 651) registam que «Depois do vocativo que encabeça cartas, requerimentos, ofícios, etc., costuma-se colocar DOIS PONTOS, VÍRGULA ou PONTO, havendo escritores que, no caso, dispensam qualquer pontuação.»

2) Sobre «posso assegurar-vos de que»

A regência correcta é 'assegurar alguém de alguma coisa', à semelhança de 'certificar alguém de alguma coisa' ou de 'informar alguém de alguma coisa'.
Assim, frases como «Asseguro-vos de que esse empregado é honesto», «José assegurou-vos de que voltaria», «O governo assegurou-vos de que a verba seria liquidada», etc., não padecem de qualquer má formação.
Actualmente, pode ocorrer a elipse da preposição, mas isso só manifesta um desvio da regra vernácula.
Demais, a regência 'assegurar a alguém alguma coisa', não é recomendável: *«Assegurou-lhes que a água é pura» deve ser substituído por «Assegurou-os de que a água é pura».
Posto isto, «posso assegurar-vos de que todas as nossas especialidades terão zero calorias» está bem construído e recomenda-se!

3) Atenção a «zero calorias»! No Brasil, dever-se-á dizer «zero caloria», assim como zero grau»; em Portugal, «zero graus» e «zero calorias»!

4) Sobre a pergunta n.º 3

Levando em linha de conta que «Nos adjectivos compostos, apenas o último elemento recebe a forma de plural» e que «os adjectivos [compostos] referentes a cores [...] são invariáveis quando o segundo elemento da composição é um substantivo» (Celso Cunha e Lindley Cintra, p. 253), facilmente se conclui que:

a) «Puro-sangue» só faria plural «puros-sangues» (conforme aponta Rebelo Gonçalves no seu inultrapassável Vocabulário), se estivesse usado como substantivo, o que não é o caso, pois o composto está a adjectivar inequivocamente a raça dos cavalos;
b) Nos compostos de cores, só vai para o plural o 2.º elemento, quando ambos são adjectivos, o que elimina, porque incorrectas, as opções B e D;
c) «amarelas-canário», pelo exposto na gramática citada, constitui um descarado erro.

Portanto, e mesmo por exclusão de partes, a hipótese correcta será a C.

5) Sobre as perguntas n.º 27 e nº 28

Se é o Grande Dicionário da Porto Editora que regulamenta o concurso, nada me custa crer que também seja o «Dicionário de Provérbios, Adágios, Ditados, Máximas, Aforismos e Frases Feitas», publicado em 2000 pela mesma editora, a conter a solução para tais questões. No entanto, estando temporariamente privado de me deslocar a uma biblioteca pública com depósito legal, não poderei facultar qualquer ajuda sobre o assunto. Se alguém puder consultar esta obra (ou semelhantes) e quiser partilhar os resultados connosco, será muito bem-vindo!

Espero ter contribuído para dissipar alguma dúvida.

Até breve,

Francisco

Anonymous said...

Ainda quanto à questão 28 o que me é dado encontrar é uma mudança do nome do mês…em relação ao registado na questão da prova…

Maio frio e molhado é bom para a vinha e para o prado.

Abril frio e molhado, enche o celeiro e farta o gado.

Continuo a votar na C - pela falta de coerência, uma vez que depois de Maio não vem o Inverno…
Que acham…?
Continuam as pesquisas…

Quanto a questão 3 é definitivamente puro-sangue, logo a C
alentejana

Anonymous said...

Amigo FRANCISCO,
então quantos erros indicaria no 1º ditado?
Maria

Anonymous said...

Olá a todos!
Eu sou a Mariana e estou a concorrer no primeiro escalão.

Hoje a minha professora falou-me deste blogger e resolvi tentar a minha sorte, pedindo ajuda.

Se "de que" e "cotidiani" estão correctos, quantos erros há no 1º texto? 9 ou 10 ?

Ajudem- me!Sei que há muitos professores por aí...

Obrigada. Mariana

JLnm said...

olá mariana... bem-vinda

de facto, serão apenas 9 mas acredito que haverá ainda mais discussão sobre o "de que"...

mas é uma questão qeu certamente se resolverá.

não tens de entregar já o teste... espera um pouco mais!!!

«Oldest ‹Older   1 – 200 of 918   Newer› Newest»