Wednesday, October 05, 2005

O Porquê da minha Admiração pelo Cipreste


Há um tempo atrás fui a casa do meu amigo Martinho, bisneto de Raul Lino - Famoso arquitecto de idos tempos, que tinha na sua casa uma marca que muito me despertou a atenção: AZAD escrito em persa. Era A marca do famoso arquitecto... quer dizer Cipreste e foi o Martinho quem me deu mais dados sobre esta ideia, a meu ver, genial.

Perguntaram a um homem sábio: "Cada qual tem a sua missão e o seu tempo próprio, durante o qual é forte e fértil, e na sua ausência fraco e seco; a nenhum destes estados transintórios está o cipreste exposto, florescendo sempre: e desta natureza são os azads. Não fixam o seu coração no que é transitório. (...) Se na tua mão houver abundância, sê generoso como a tamareira; mas se nada tiveres para dar, sê um azad, ou homem livre, tal como o cipreste.

Sa’di de Xiraz
Depois, foi um sem número de reflexões que me apontavam sempre para as peculiaridades dessa árvore que teimamos em considerar de forma básica como: a dos cemitérios.

Tentarei, ao longo daquilo que aqui escreverei, divulgar as qualidades do cipreste.

Óbvio: Obrigado Martinho!

8 comments:

Calita said...

as ciprestes na terrra dos meus pais são árvores
Um abraço do Calita

Lúcia said...

Como sempre...iluminado. Tenho tantas saudades de o ver, ouvir, sentir...
A marca que o seu amigo tem em casa é mesmo bonita mas, mais bonito ainda, é o que se sente quando se olha para ela e se sabe o seu significado. Eu também gosto muito dos ciprestes, são elegantes, altivos...enfim, gosto.
Ainda quanto ao blog, é bom ter como saber o que pensa e quer transmitir. Sinto muita falta das suas palavras, umas filosóficas, outras nem tanto mas suas, e isso é único.
E quero saber mais sobre os ciprestes, assim como sempre quis saber tudo aquilo que tinha para me dizer.

Um beijinho

Françana said...

o cipreste é uma àrvore mediterranea de que gosto muito. Não por ser àrvore de cemitério mas porque està presente na minha memoria infantil. E uma àrvore que pode atingir 1000 a 2000 anos e nisso é securisante : testemunho de tantas gerações que passaram a seus pés...
E uma àrvore longilinha mas de que hà uma outra variedade mais parecida com os cédros de que tanto gosto também; é o sìmbolo mediterraneo por excelência.

_contrariada_ said...

muito obrigado, meu santo! agora tou encalhada nas imagens mas daki a uns dias vem mais frescas e fofas, mas SEMPRE CONTRARIADA!!!
Juizo

João Moreira said...

Boa Zé bom spot para repousar o espírito e arrancar novamente nos voos na net e da vida
João Moreira

a said...

ok

Anonymous said...

Muitos parabens por este blog tão necessario nos dias que correm!

Sou um artista plastico portugues que neste momento inicio um trabalho sobre o cipreste. Fascina-me o cipreste pelo seu conteudo formal e pelo seu historico simbolico que parece manter sempre coerencia com uma logica metafisica.

Teria muito gosto em trocar ideias consigo, e agradeço desde ja a riqueza que aqui encontro.
O meu contacto: Antonio.slara@gmail.com

Anonymous said...

Estive pesquisando na Internet tentando encontrar idéias sobre como obter o meu blog pessoal codificado, o seu atual estilo e tema são maravilhosos. Você código de sua própria ou você contratar um programador para fazê-lo para você pessoalmente?