Wednesday, October 05, 2005

O Porquê da minha Admiração pelo Cipreste


Há um tempo atrás fui a casa do meu amigo Martinho, bisneto de Raul Lino - Famoso arquitecto de idos tempos, que tinha na sua casa uma marca que muito me despertou a atenção: AZAD escrito em persa. Era A marca do famoso arquitecto... quer dizer Cipreste e foi o Martinho quem me deu mais dados sobre esta ideia, a meu ver, genial.

Perguntaram a um homem sábio: "Cada qual tem a sua missão e o seu tempo próprio, durante o qual é forte e fértil, e na sua ausência fraco e seco; a nenhum destes estados transintórios está o cipreste exposto, florescendo sempre: e desta natureza são os azads. Não fixam o seu coração no que é transitório. (...) Se na tua mão houver abundância, sê generoso como a tamareira; mas se nada tiveres para dar, sê um azad, ou homem livre, tal como o cipreste.

Sa’di de Xiraz
Depois, foi um sem número de reflexões que me apontavam sempre para as peculiaridades dessa árvore que teimamos em considerar de forma básica como: a dos cemitérios.

Tentarei, ao longo daquilo que aqui escreverei, divulgar as qualidades do cipreste.

Óbvio: Obrigado Martinho!

8 comments:

Anonymous said...

as ciprestes na terrra dos meus pais são árvores
Um abraço do Calita

Anonymous said...

Como sempre...iluminado. Tenho tantas saudades de o ver, ouvir, sentir...
A marca que o seu amigo tem em casa é mesmo bonita mas, mais bonito ainda, é o que se sente quando se olha para ela e se sabe o seu significado. Eu também gosto muito dos ciprestes, são elegantes, altivos...enfim, gosto.
Ainda quanto ao blog, é bom ter como saber o que pensa e quer transmitir. Sinto muita falta das suas palavras, umas filosóficas, outras nem tanto mas suas, e isso é único.
E quero saber mais sobre os ciprestes, assim como sempre quis saber tudo aquilo que tinha para me dizer.

Um beijinho

Anonymous said...

o cipreste é uma àrvore mediterranea de que gosto muito. Não por ser àrvore de cemitério mas porque està presente na minha memoria infantil. E uma àrvore que pode atingir 1000 a 2000 anos e nisso é securisante : testemunho de tantas gerações que passaram a seus pés...
E uma àrvore longilinha mas de que hà uma outra variedade mais parecida com os cédros de que tanto gosto também; é o sìmbolo mediterraneo por excelência.

Anonymous said...

muito obrigado, meu santo! agora tou encalhada nas imagens mas daki a uns dias vem mais frescas e fofas, mas SEMPRE CONTRARIADA!!!
Juizo

Anonymous said...

Boa Zé bom spot para repousar o espírito e arrancar novamente nos voos na net e da vida
João Moreira

Anonymous said...

ok

Anonymous said...

Muitos parabens por este blog tão necessario nos dias que correm!

Sou um artista plastico portugues que neste momento inicio um trabalho sobre o cipreste. Fascina-me o cipreste pelo seu conteudo formal e pelo seu historico simbolico que parece manter sempre coerencia com uma logica metafisica.

Teria muito gosto em trocar ideias consigo, e agradeço desde ja a riqueza que aqui encontro.
O meu contacto: Antonio.slara@gmail.com

Anonymous said...

Estive pesquisando na Internet tentando encontrar idéias sobre como obter o meu blog pessoal codificado, o seu atual estilo e tema são maravilhosos. Você código de sua própria ou você contratar um programador para fazê-lo para você pessoalmente?